Eletricista Marítimo
Para se tornar um Eletricista Marítimo, é necessário realizar um curso de formação específico, o CAAQ-ELT (Curso de Adaptação para Aquaviários – Eletricista). Este curso é oferecido pela Marinha do Brasil e é totalmente GRATUITO. A seleção é realizada por uma prova escrita e teste físico.

Pré-requisito
-
Nacionalidade Brasileira;
-
Ter no mínimo 18 anos completos;
-
Certificado de curso técnico em Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica, Automação Industrial e Mecatrônica;
-
Estar em dia com serviço militar e justiça eleitoral;
-
Ser aprovado no teste físico.
-
Natação ( 25 metros ) sem limite de tempo.
-
Flutuação ( 10 minutos sem apoio ).
-
Duração do Curso
O curso CAAQ-ELT tem duração de 276 horas de aula teórica ( cerca de 5 meses de curso teórico ) além de ser necessário um período de estágio de 2 meses a bordo de embarcações classificadas para navegação em mar aberto. O curso é totalmente gratuito e ministrado pela Marinha do Brasil!
Vagas e Salários
No primeiro semestre de 2026 vão ser disponibilizadas um total de 60 vagas em dois Centros de Instruções da Marinha - CIAGA/Rio de Janeiro RJ e CIABA/Belém PA
No início de carreira os salário de eletricista marítimo em empresa privadas variam de R$ 9000,00 a até
R$ 23000,00 além de outros benefícios como vale refeição e alimentação, plano de saúde, seguro de vida, participação nos lucros e resultados, hospedagem e translado.




